Importância do Estudo por Bancas para provas de Concurso Público.

Estudar a banca examinadora pode fazer a diferença no resultado das provas objetivas.

Em estudos análiticos das provas da Magistrautura Estadual, organizadas pelas Banca VUNESP, verificamos os assuntos mais incidentes de cada matéria e que a maior parte das questões podem ser resolvidas pelo conhecimento da lei.

Do total de questões realizadas (2.000), 1.592 foram resolvidas com o conhecimento da lei (80% do total) e 1.108 poderiam ser solucionadas APENAS COM A LEI (55%).

Já o conhecimento jurisprudeencial representou 284 questões (14,2%) e, o da doutrina, 573 questões (28,8%).

Veja o gráfico:

Vale salientar que as questões, na maioria das vezes, tratam dos três institutos em suas assertivas. Ora Jurisprudência, ora lei, ora doutrina, etc. O gráfico demonstra que, mesmo exigindo esta complexidade de conhecimento, as questões de concursos podem ser solucionadas com o conhecimento da legislação.

Por estes dados é possível compreender a necessidade do estudo da lei e direcioná-lo nesse sentido, com o intuito de melhorar o desempenho em provas objetivas da magistratura.

Além do mais, pelo estudo de bancas é possível constatar que a banca possui uma linha de raciocínio e predileções por determinados conteúdos e formas de exigir aquele conteúdo. Veja as vantagens:

VANTAGENS de ESTUDAR a BANCA:

· Permite MAIS AGILIDADE e SEGURANÇA na hora da prova;

– CONHECER as pegadinhas “clássicas” e ACERTAR MAIS QUESTÕES NA HORA DA PROVA;

– Aprimorar o conhecimento em conteúdos de alta incidência e que você tenha dificuldade;

· Entender o RACIOCÍNIO DA BANCA EXAMINADORA para exigir aquele assunto;

· Revisar o que A BANCA EXIGE DO CANDIDATO em cada disciplina;

Assim, entender como a banca exige o conhecimento do candidato (lei/doutrina/jurisprudência) ampliará sua visão sobre o conteúdo, pontuará os assuntos mais incidentes em prova, bem como demonstrará como ele foi exigido e qual a linha de raciocínio que a banca examinadora costuma utilizar nas questões de concursos públicos.

Visite nossa página e conheça o material gratuito sobre o assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTATO